segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Três Toques



Jesus teve um ministério do povo. Vivia no meio do povo. Não repreendia as multidões por segui-Lo e O apertarem. Ele era diferente dos religiosos da época, chamados de fariseus e saduceus, engessados na religiosidade. O Senhor interagia com enfermos, com mulheres, com crianças, com cobradores de impostos e estrangeiros, classes estas ignoradas e marginalizadas por um sistema patriarcal e religioso. Esta interação de Cristo com o povo provocou acontecimentos marcantes na narrativa bíblica de Seu Ministério.

Gostaria de separar três destes fatos notáveis. Fatos que revelam o Cristo que Ama e se Preocupa com o Ser Humano. Foram três toques de amparo, de cura e de amor.

1º TOQUE – O toque no caixão onde estava o corpo do filho de viúva de Naim (Lucas 7.11-17).

As viúvas em Israel não tinham parte na herança familiar e nem fundo de pensão ou de assistência social. Eram desamparadas. A única esperança desta viúva que havia na cidade de Naim era seu único filho. Como se não bastasse o sofrimento da viuvez, a vida lhe pregou mais uma peça terrível: seu filho morreu.

No momento do cortejo funeral composto pela mãe e uma multidão que se lamentavam e se comovia com mais uma perda daquela mulher agora destruída por dentro, quando saíam da cidade, se encontraram com outro cortejo, o cortejo da vida, e nele estava Jesus, o seu Autor, o Deus que ressuscita mortos. Ele tocou no caixão e o jovem se levantou.

Jesus deu um toque de amparo. Ele nos ampara nos momentos difíceis da vida.
“Mas Sião diz: O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim” (Isaías 49.14-16).

2º TOQUE – O toque recebido em suas vestes pela mulher que sofria de um fluxo de sangue (Marcos 7.24b-34).

Mulher com sangramento não podia ser tocada por homem algum. Talvez seu casamento estivesse por um fio ou até mesmo acabado. As suas forças físicas já não eram as mesmas, pois já contava doze anos com esta enfermidade. A sua vida financeira estava em ruínas, pois havia gastado tudo com médicos.

Ela foi até Jesus e provocou o toque de cura. Quase mais lhe restava, mas apenas uma coisa: ela tinha fé. A sua fé trouxe consigo esperança e determinação. Talvez como uma boa judia, ela conhecesse as palavras de Jó que, numa situação parecida, declarou: "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra" (Jó 19.25).

Jesus liberou um Poder de cura naquela mulher, um Poder que não só curou sua enfermidade, mas renovou várias áreas destruídas de sua vida.

Talvez você esteja vivendo uma situação semelhante a esta mulher, com alguma enfermidade no corpo ou na alma, com seu casamento ameaçado, sua família em dificuldades e uma vida financeira no caos. Com situações que lhe perturbam e tempestades que insistem em permanecer. Mas a sua fé acompanhada de a firme decisão em ir até Jesus provocará a cura e sanará os problemas que tanto afetam sua vida.

3º TOQUE – O toque de amor e ousadia de Deus frente à intrepidez e coragem do leproso (Mateus 8.1-3).

A lepra é uma doença contagiosa e naquele tempo era incurável. Isso afastava os leprosos da sociedade. Viviam em redutos à margem das cidades e vilas. Eram machucados tanto pela enfermidade que comia pele, carne e nervos, mas também pelas pessoas que os desprezavam.

A doença era um pesadelo que parecia não ter fim, mas aquele leproso da Galiléia tomou uma atitude extremamente ousada, correndo riscos de ser insultado e apedrejado, e se colocou diante de Jesus, adorando-O. Mas como Jesus mesmo disse: "Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora" (João 6.37), enquanto todos o enxotavam e corriam dele, Jesus estendeu a mão e o tocou. Tocar em leprosos era proibido pela Lei (Levítico 13 e 14), mas o Amor de Cristo revela a Graça que está acima da Lei. Houve um toque de restauração. O toque de Cristo restaurou sua vida como um todo.

Você precisa enfrentar as adversidades da vida. Aquele homem não pediu para ser leproso, mas foi acometido por aquela doença, e mesmo assim não desistiu em buscar diante de Cristo a sua restauração. Precisamos adorá-Lo em meio à dor e aos infortúnios da vida. A adoração atrai a atenção de Deus a nós e o Seu Maravilhoso Toque que nos restabelece.

O Senhor Jesus nos diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mateus 11.28). Ele é fonte de amor e de vida abundante. Ele é Jesus Deus, mas também é Jesus Homem, que sente, abraça e toca. Ele quer tocar sua vida, trazendo renovo, restauração e cura.
 “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Salmos 37.5).

Pr. Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário