segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Alcançando o Lugar de Desejo



Ou é pelo teu mandado que se remonta a águia e faz alto o seu ninho? Habita no penhasco onde faz a sua morada, sobre o cimo do penhasco, em lugar seguro. Dali, descobre a presa; seus olhos a avistam de longe. Seus filhos chupam sangue; onde há mortos, ela aí está (Jó 39.27-30).

Gostaria de discorrer com você acerca do desejo da águia de estar onde deseja. No final do versículo 30 da passagem acima mencionada nos exprime que onde há mortos, ela aí está (v 30b). Ela caça os mais diversos tipos de animais. Entre alguns outros ela se alimenta de pássaros, morcegos, coelhos, toupeiras, ratos e répteis. Além disso, ela pode também se alimentar de carniça. É por isso Jó, ao fazer esta observação sobre a águia afirmou que onde está a comida, ali ela estará.

Esta característica da águia é tremenda. Ela águia só encontra comida porque dia a dia batalha por ela. É a luta pela sobrevivência. Ela sai à procura, usa sua incrível visão, percebe a presa, voa em direção a ela e alcança. O que ela deseja ela busca, o que busca alcança.

O que você tem desejado na vida? Você tem batalhado por isso? Tem multiplicado esforços na direção do que se busca? Você tem buscado isso no Senhor? Há um propósito nisso? Quais são os seus planos para que isso aconteça? Alguém já disse que no único lugar que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário! Seu esforço para alcançar o seu lugar de desejo dependerá da sua caminhada em duas direções: a primeira, em direção ao Senhor e, a segunda, em direção àquilo que se deseja. Fico imaginando a águia. É algo puramente da minha imaginação. Quando a águia sai á procura de seu alimento, fica observando lá do alto criteriosamente. A sua visão é de longo alcance. Digamos que de lá de cima ela vê um toupeira. Ela daí se inclina um pouco mais para cima e depois desce a uma velocidade absurdamente incrível em direção àquela presa. Alcança a presa de repente, sem que a mesma nem sequer esboce qualquer reação. Agora pense comigo: você tem estado à procura de algo melhor para sua vida, de um crescimento na sua vida profissional e financeira, desejoso por uma conquista no âmbito familiar, sentimental e até espiritual, você precisa primeiro se inclinar um pouco mais para o alto, trazendo a presença de Deus para o seu empreendimento. Quando mais subimos, mais forte será a nossa descida rumo à conquista daquilo de se deseja.
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte (Jeremias 29.11-14b).

Após subir à presença de Deus, você precisa “arregaçar as mangas” e lutar. Lembro-me de Calebe. O seu desejo era Hebrom. Este monte foi prometido por Moisés como recompensa à sua fidelidade quando, junto com Josué, creram que o Senhor os faria entrar na Terra da Promessa e vencer seus inimigos (Números 13 e 14). Por quarenta e cinco anos Calebe esperou pela promessa. Nunca esmoreceu, nem fraquejou, mas todo este tempo esteve envolvido nas batalhas de Israel na tomada de Canaã. Ao final desses quarenta e cinco anos, ele declarou a Josué:
Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu (Josué 14.11-12).

Olha a disposição deste velho homem em querer lutar por aquilo que desejava! Ele aqui já contava com 85 anos de idade. Mas a força e disposição eram de um jovem. Jovens, aprendam com este homem! O seu desejo por Hebrom era tão forte ele não via empecilhos, nem nos gigantes e nem nas cidades fortificadas. A autorização da posse foi dada por Josué, mais ele foi lá conquistá-la.

O nome Calebe significa corajoso ou capaz. A sua coragem e insistência marcou a sua história de conquista. Que você possa tomar posse desta palavra na sua vida e alçar grandes voos como as águias em direção ao seu lugar de desejo.

A águia está onde deseja está. É o lugar de desejo. Todos nós temos um lugar do desejo. Este lugar pode ser um desejo de Deus para nós. Esse lugar pode representar algo de necessidade, ou algum sonho não realizado ainda. Para alcançar o lugar de desejo você precisará persistir e jamais desistir.

Mesmo com sua visão perfeita, sua velocidade incomum e poderosa envergadura, a águia falha em 90% de suas tentativas de caça. Só que ela não desiste nem fica desencorajada em subir novamente ao alto e tentar de novo. Dessa forma ela persiste até conseguir agarrar a presa.

Pr. Enádio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário