terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um homem chamado Mateus



“Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.” (Mateus 9.9).

Mateus era um publicano, isto é, um cobrador de impostos. Os publicanos prestavam serviço aos dominadores romanos, inimigos do povo judeu, por isso eram desprezados e odiados pelos seus compatriotas. Viviam numa situação financeira confortável, pois obtinham lucros devido às altas taxas cobradas ao povo, sendo socialmente entre os não-religiosos, um emprego rendoso e de prestígio.

Mateus morava em Cafarnaum, mesma cidade onde Jesus também residia. Quando o Senhor começou o Seu Ministério, deixou aquela cidade para pregar o Reino de Deus em todo o Israel, mas algum tempo depois retorna a Cafarnaum e Galiléia pera ali escolher seus apóstolos e ver, sentado na coletoria Mateus. Jesus o chama para segui-lo.

A vida de Mateus nos traz ensinos importantes:

  1. Mateus já tinha ouvido falar de Jesus. Morava na mesma cidade onde Jesus começou seu Ministério. Já havia ouvido ou até visto Jesus pregar e curar. Todos nós conhecemos Jesus. Já ouvimos de seus poderosos feitos e alguns até já provaram do seu toque de Poder e Misericórdia.
  2. Mateus se mostrava cansado da vida em que levava. Ele tinha um cargo importante, de social relevância, financeiramente estável, mas que trazia maus relacionamentos com seus irmãos judeus mais religiosos. Talvez tenha pensado: “Que importa ter tudo isso se não tenho paz”. É assim que Deus faz quando começa a agir em nossas vidas: traz-nos a uma reflexão sobre a vida que temos levados, nos convencendo se tudo o que temos feito sem Ele vale realmente a pena.
  3. Mateus recebeu um convite de Jesus. Ele jamais imaginou que em meio a tanta gente que constantemente estava em volta de Cristo, justamente ele chamasse a atenção do Senhor. Estava trabalhando, não era um de seus espectadores, mas foi visto por Jesus, que sonda conhece os corações, sendo chamado para segui-Lo.
 A reação de Mateus foi imediata, revelando que quando Jesus nos chama, a ação do Espírito já estava presente:

  1. Mateus se levantou e seguiu Jesus. Ele estava trabalhando, mas naquele momento deixou tudo e seguiu a Cristo. Primeiro, quando Cristo nos chama, devemos nos levantar, o significa que devemos dar uma resposta ao seu convite, isso reflete ação. Quando não atendemos a este convite e nos levantamos, estamos automaticamente negando o Seu chamado. Segundo nos levantamos, passamos a segui-Lo. Seguir Jesus significa morrer para o mundo, para as velhas práticas, e nascer para uma nova vida (Mt 16.24). Seguir a Jesus também traz as suas recompensas (Mc 10.28-30).
  2. Mateus recebeu Jesus em sua casa (Lc 5.29-32). Isso significa que Mateus não só queria uma mudança pessoal, mas também queria apresentar Jesus para toda a sua casa e para seus amigos. Ele sabia que todos eles precisavam de arrependimento e de provar da alegria, paz e satisfação interior que só Cristo traz às nossas vidas.
Tem uma música muito linda que escutei há muitos anos atrás quando Cristo falou ao meu coração e o aceitei como meu Senhor e Salvador. Diz assim:
“Talvez você não saiba mas Existe um Alguém / Que pensa em seus problemas e a você quer muito bem / Quer te ver feliz como eu sou, pois Ele é a razão da minha vida / Quer te dar amor como ninguém, pôde dar a sua própria vida / Sei que você não o conhece mas eu quero lhe falar, Jesus te ama tanto e só quer te ajudar / Deixa tudo então vem, seja feliz também, com Jesus.”
Jesus lhe chama a segui-lo. Não tenha medo. Jesus tem um grande plano para sua vida.
Pr. Enádio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário