quarta-feira, 6 de novembro de 2013

À Mesa com o Rei


LEIA 2 Sm 4.4; 9.1-13.

MEFIBOSETE, cujo nome significa “quebrador de ídolos” ou “exterminador de vergonha”, era filho e neto de uns dos grandes guerreiros que houve em Israel. Por ser da casa real, a vida era para ter sido bem diferente daquela que ele levou. O seu pai e seu avô, Jônatas e Saul, foram mortos na batalha contra os filisteus e seu tio, Is-bosete, ao assumir o trono israelita, não lembrou dele, mas este fora criado como fugitivo em Gitaim. Não só isso, mas quando sua babá soube da derrota frente aos filisteus e da morte do rei e do príncipe herdeiro, fugiu tão depressa que o deixou cair, ficando Mefibosete paralítico de ambos os pés. Ele tinha nessa época uns cinco anos de idade. A vida desse jovem era uma verdadeira tragédia. De príncipe a esquecido.

1. ERA FUGITIVO (4.4).
2. VIVIA ESCONDIDO (9.3-4) – nunca se manifestou reclamando o trono.
3. VIVIA UMA CRISE DE IDENTIDADE – tinha uma profunda crise existencial.

Após a morte de Is-bosete e Davi assumir o trono de Israel, este lembra da aliança que fez com Jônatas, pai de Mefibosete (1 Sm 20.15), de usar de bondade com a casa de Jônatas e, então, pergunta se há ainda algum descendente deste. Ao descobrir Mefibosete, Davi manda chamá-lo.

O versículo 7, então, os revela coisas profundas. Por mais que em sua vida possa ter acontecido tragédias, turbulências, destruição, perdas consideráveis, saiba que o Rei, Jesus, quer um encontro com você:

1º NÃO TEMAS – tudo isso acima, viver fugido, escondido, revelava seus medos, pois era costume dos reis usurpadores exterminarem até o último descendente da dinastia anterior. Talvez o teu sofrimento, tuas derrotas passadas, tua crise existencial, tenha te trazido, paralisia. O Rei te diz hoje: não temas.

2º O REI QUER USAR DE BONDADE PARA COM VOCÊ – no v. 8, Mefibosete se inclinou e se desmereceu da bondade de Davi, afirmando ser um “cão morto”. Ser chamado de cão, um animal imundo para os judeus, era ser:
* debochado – tipo “tirar onda” – ele não acreditou. Deus nos deixa como quem sonha! (Sl 126); e
* desprezado – se sentiu miserável – diante do Senhor não somos nada.
A bondade de Deus contigo não é porque você merece, mas é porque Ele te ama. Porque tem uma aliança contigo, lembra?

3º O REI QUER TE RESTITUIR – esta é uma das maiores passagens bíblicas sobre restituição. De Príncipe a esquecido, de escondido à Príncipe de novo. Com a restituição, Mefibosete ganhou aquilo que Deus também quer te restituir:
* Terras (imóveis, bens);
* Servos (empresa, pessoas que te serviam);
* Honra (seu nome limpo, sua dívida paga, o reconhecimento de seus amigos, familiares);
* Até o desfrute da sua descendência -seu filho Mica (seus filhos gozaram do que Deus vai fazer na sua vida);

4º VOCÊ SE SENTARÁ JUNTO À MESA DO REI:
* Seus defeitos, da cintura para baixo, eram encobertos, da cintura para cima, ele era igual a todos. Na mesa do Rei, todos somos iguais.
* Na mesa do rei, ele era príncipe. Na presença do Rei Jesus, todos nós somos príncipes.

Que o Senhor Jesus te abençoe e que Ele possa trazer uma restituição maravilhosa em sua vida.

Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário