domingo, 30 de junho de 2013

Conselhos para a Vida Cristã


Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis. Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto. Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória (Provérbios 24.3-6).

A Palavra de Deus está repleta de conselhos para a vida do cristão. O livro de Provérbios é um prato cheio de conselhos. No próprio texto que acabamos de ler, no vs 6b diz que “na multidão de conselheiros está a vitória”. Ao aplicarmos em nossa vida prática os conselhos que o Senhor nos dá, teremos um caminhar melhor. De acordo com o trecho que lemos, vejamos alguns conselhos que podemos aplicar em nossas vidas:

1º CONSELHO – Buscar sabedoria:
a)    Sabedoria para edificar a casa (edificar quer dizer “construir; infundir, inspirar sentimentos morais e religiosos) (vs 3a);
b)    Sabedoria para agir com prudência nas questões da vida: vida profissional, negócios, família etc (vs 6a).

2º CONSELHO – Buscar o conhecimento:
a)    Conhecimento para firmar um lar (ler revistas sobre criação e educação de crianças, conhecer o mundo que seu filho vive, ex. Internet, ler sobre drogas, enfim, conhecer o mundo em que você e sua família vive) (vs 3b);
b)    Conhecimento para uma vida profissional e financeira melhor (estudar, cursos de formação continuada, cursos artesanais) (vs 4 e 5).

3º CONSELHO – Buscar corrigir as inversões de valores em sua vida:
a)    Não troque a mesa de jantar pelo sofá da sala;
b)    Não troque a meditação pela televisão;
c)    Não troque a cabeceira de sua cama em oração pela calçada da rua;
d)    Não troque a compra à vista ou em pequenas parcelas dentro do seu orçamento pelo fiado em 18 vezes com juros até o pescoço.
e)    Não deixe de vir à Igreja por motivos fúteis (insignificantes) ou porque não está bem.

Todos aqueles que, na Bíblia, rejeitaram conselhos, não foram bem sucedidos. Seja um cristão obediente, que não rejeita nem se afasta da palavra da sabedoria. Deus te abençoe.

Pr. Enádio Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário