domingo, 2 de junho de 2013

Atitudes que levam à Vitória



LER Gênesis 26.1-33

Esta passagem bíblica nos traz grandes revelações. Gostaria de discorrer com você hoje sobre estas revelações.

O maior segredo do sucesso é a obediência. Havia fome em Canaã e Isaque resolveu partir para o Egito, o que muitos faziam em tempos de escassez, pois naquela época, a terra dos faraós era a mais poderosa nação da Terra. O Senhor se antepõe a Isaque e lhe ordena: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser (Gênesis 26.2). Isaque obedeceu, permaneceu naquela terra, crendo nas promessas de Deus. Às vezes, o que fará você permanecer em certo lugar ou numa determinada situação, são as promessas que você crê que Deus tem para a sua vida. Deus disse a Isaque para ficar na terra e acrescentou: habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai (Gênesis 26.3).

Isaque semeou na terra de Gerar e prosperou (Gênesis 26.12). Ele enriqueceu. Ele não ficou esperando a promessa de Deus se cumprir de braços cruzados, mas trabalhou. Você não pode ficar estático quando sabe que Deus tem promessas de bênçãos para sua vida. Deus sempre usará algo ou alguém para lhe abençoar. Por isso, lute, trabalhe, busque oportunidades, se relacione com as pessoas, não seja antipático.

Quando a bênção vem para sua vida, o seu sucesso provocará a inveja de outros: Possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra. Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós (Gênesis 26.14-16). Não baixe a cabeça ante às oposições. Se os invejosos enterraram suas ideias, sua produtividade, eles não poderão enterrar os seus sonhos. Isaque saiu dali e foi para o Vale de Gerar (Gênesis 26.17). O vale representa provação. As provações em nossas vidas são necessárias, pois nos fazem crescer e trazem a certeza que Deus está conosco. São nos vales da vida em que somos mais dependentes de Deus e provamos do Seu Poder.

No Vale de Gerar tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto (Gênesis 26.18). Ele saiu em busca de novas oportunidades mesmo em meio às dificuldades impostas pelo inimigo.

No Vale de Gerar, Isaque enfrentou muitas lutas, mas cada uma delas o levou ao crescimento.

A primeira é quando acha água em Eseque: Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente. Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele (Gênesis 26.19-20). Ele cavou no vale e achou água nascente. Mas contenderam com ele. Esses inimigos são aquelas pessoas que não ajudam em nada, não lutam para vencer e depois querem levar a bênção.

Depois Isaque cavou outro poço e disputaram com ele por este (Gênesis 26.21). Por isso se chamou Sitna. Este termo no hebraico quer dizer: inimizado, ódio, acusação. É a raiz que deriva a palavra Satanás. Houve um levante diabólico contra Isaque. Talvez na sua vida, as lutas que tem vindo não são naturais, pois acontecem e tornam a acontecer. Vem se repetindo. Creio que quando chega neste estágio, é hora de tomar uma providência no campo espiritual. Se lance na presença de Deus e lute com as armas espirituais, fazendo uma campanha pessoal de jejum e oração.

Após Isaque tomar uma atitude de se desvencilhar daqueles pastores encrenqueiros levantados pelo diabo, ele começa a participar de um alívio e de bênçãos. Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra (Gênesis 26.22). Em Reobote, ele prosperou no vale. Eu profetizo que virá o Reobote sobre sua vida! Reobote no hebraico é “alargamento, amplitude”.

Foi isso que aconteceu. Deus ampliou os seus caminhos, ele saiu do vale e foi para Berseba, onde Deus apareceu para ele. Em Berseba, acharam água. Ali Isaque permaneceu, debaixo da bênção do Senhor (Gênesis 26.23-25,32-33).

Pr. Enádio Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário