quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Avante Perseguidos!


De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. (2 Timóteo 3.12 - NVI).

Nestes últimos dias tenho visto a luta de alguns irmãos que têm sofrido alguns tipos de perseguições. São pessoas que, depois que receberam a Cristo como Senhor e Salvador, passaram a ter lutas no trabalho, dentro de casa, deboches de amigos, etc. Saiba de uma coisa: a perseguição é uma marca do Cristianismo. A Bíblia está repleta de grandes homens e mulheres de Deus que foram perseguidos. Os maiores pregadores e reformadores da Igreja cristã sofreram perseguições e fortes ameaças.

Nos momentos de perseguições devemos estar cientes de que não estamos sós.
Confiem no Senhor; e lembrem-se que outros cristãos ao redor do mundo inteiro estão passando por estes sofrimentos também (1 Pedro 5.9 - NBV).
Nunca se envergonhe de sofrer perseguições quando o motivo dela for a causa de Cristo.
Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. (1 Pedro 4.15-16)

Porque somos perseguidos?

a) Somos perseguidos porque o diabo quer nos destruir. Ele não se conforma em ter perdido você. Ele vai fazer de tudo para que você possa desistir de sua decisão de servir a Cristo.

b) Somos perseguidos por causa de nossa fé. São pessoas no mundo todo que sofrem por confessarem Jesus como seu Senhor.

No livro “Vivendo Como Águias” encontramos um exemplo formidável de fé e bravura em meio à perseguição. O livro narra a história da irmã Helen Berhane¹, que ficou conhecida no mundo todo por ter sido presa em um contêiner de metal na Eritréia, país localizado no nordeste da África, que, por causa de suas políticas repressivas aos cristãos, a classificam como décimo país que mais persegue cristãos em todo o mundo. Estima-se que, em 2012, havia mais de 2.000 cristãos presos por causa de sua fé.
Helen ficou presa durante dois anos num contêiner, onde foi cruelmente espancada. Em seu testemunho, ela conta que não sabia se tinha pessoas orando por ela enquanto estava presa, mas que sentia um poder ao seu favor que gerava paz em seu coração. O que impressiona são as experiências que viveu com Deus naqueles dias de prisão. Conta que certa vez, após ter sido espancada por um guarda, foi preenchida de muita paz e uma alegria que a fez rir e gargalhar a ponto de causar espanto por parte de seus companheiros de cela. Relata que no o período em que viveu presa no contêiner foi muito difícil, mas acordava três vezes à noite para orar e orava mais três vezes durante o dia, e fez isto durante todos os dias em que esteve presa. Ela estava numa situação tão difícil que sem oração não haveria nenhum jeito de sobreviver. Estava ao lado de muitos cristãos que também foram ajudados pela oração. Outros presos que estavam ali por outros motivos e que não eram cristãos foram contagiados ao verem Helen e seus amigos cristãos orarem e cantarem ao Senhor em meio a tanto sofrimento. Helen foi libertada em outubro de 2006 e recebeu asilo político na Europa. Ela ainda continua orando seis vezes ao dia por aqueles que seguem presos.
Esse testemunho de bravura enriquece nossa fé. Não estamos sozinhos. Existem pessoas neste momento resistindo bravamente aos sofrimentos vindos por declararem sua fé em Cristo. O Inimigo pode ter preparado ciladas contra você, e agora você se encontra envolvido por ele. Abra o olho! Resista! Não fraqueje!

c) Somos perseguidos por aqueles que nos invejam, isso porque sempre buscamos fazer o melhor para Deus e quando fazemos para os outros, fazemos de todo o coração como para o Senhor e não para homens (Colossenses 3.23) e isso traz resultados abençoadores para nossas vidas.

O que fazer, então, quando formos perseguidos?

1. Devemos lutar com as armas espirituais, pois a nossa luta não é contra carne nem sangue.
Por último, quero recordar-lhes que a força de vocês deve vir do imenso poder do Senhor dentro de vocês. Vistam-se de toda a armadura de Deus, a fim de que possam permanecer a salvo das táticas e das artimanhas de Satanás. Porque nós não estamos lutando contra gente feita de carne e sangue, mas contra pessoas sem corpo - os reis malignos do mundo invisível, esses poderosos seres satânicos e grandes príncipes malignos das trevas que governam este mundo; e contra um número tremendo de maus espíritos no mundo espiritual. Portanto, usem cada peça da armadura de Deus para resistir ao inimigo sempre que ele atacar e, quando tudo estiver acabado, vocês ainda estejam de pé. (Efésios 6.10-13 - NBV)

2. Devemos perdoar e orar por eles como Jesus e Estevão (Lucas 23.34; Atos 7.60) fizeram.
Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem. (Mateus 5.44 - NVI)

3. Devemos nos alegrar no Senhor, pois são nestes momentos que sabemos que estamos no caminho certo.
Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. (Mateus 5.11-12)

Não temas as perseguições, pois muitas vezes são permitidas por Deus para nos fazer crescer. Fique firme e siga em frente, pois a sua recompensa virá.

Pastor Enádio Ferreira.



¹ FERREIRA, ENÁDIO, Vivendo como Águias: alcance a sua vida plena – Jacobina, Bahia: I.A. Moreira Gráfica e Editora (Gráfica Oxente), 2013, pgs. 124 e 125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário