terça-feira, 30 de julho de 2013

Cristo nos Chama


Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os.Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram. (Mateus 4.18-22)

Vivemos num mundo em movimento. Correrias daqui, correrias dali. Um mundo cheio de grandes desafios numa sociedade em que a concorrência se acirra frente a um mundo cada vez mais competitivo que exige horas e horas de dedicação ao trabalho e aos estudos continuados, ocupando grande parte do nosso tempo, o que consequentemente prejudica os relacionamentos familiares e também com Deus, impedindo uma dedicação mais profunda a estes. Uma vida que nos apresenta os mais diversos papéis, como os papéis de marido ou mulher, pai ou mãe, de profissional, estudante, dona de casa.

Quando Jesus encontrou esses pescadores, eles estavam ocupados. Os primeiros estavam pescando e os últimos consertando as redes. Às vezes nos encontamos tão ocupados que nos esquecemos de atender ao chamado de Cristo para servi-lo, nos entregarmos mais à Sua Intimidade, a estarmos mais em comunhão com os irmãos, indo à Igreja e visitando os fracos e doentes, e falando de Jesus para os que não o conhecem como Salvador ainda.

Os dois primeiros pescadores, os irmãos Pedro e André, lançavam as redes (vs. 18). Eles estavam apegados ao trabalho.

Jesus estava ali pregando e chamando pecadores ao arrependimento, mas estes dois irmãos pareciam que não davam atenção, isto porque ao invés de ouvir a Cristo, estavam mais preocupados em pescar e depois lavar as redes para no outro dia voltar a pescar do que dar atenção ao chamado de Cristo. Às vezes estamos tão apegados a certas coisas, como preocupações, ou necesidades como trabalho fora, trabalho em casa, ocupações com estudo, ou vícios e hábitos como TV, Internet, que somos impedidos de ouvir mais profundamente à voz de Cristo nos chamando. Precisou Jesus entrar no barco de Pedro, quando eles se viram apertados e naquele momento lavavam as redes porque não havia pescado nada na noite anterior (Lucas 5.1-9), ou seja, O Senhor permitiu que algo acontecesse para entrar naquilo que era o seu instrumento de trabalho para que eles dessem atenção a Jesus e a partir dali saber que eles não podiam controlar as coisas, se apegar demais naquilo que não o leva à Salvação. Às vezes é preciso que Jesus toque em algo da sua vida para você parar e entender que o tempo todo Ele estava falando aos seus ouvidos e batendo a porta de seu coração. Às vezes uma enfermidade, um aperto financeiro, um desemprego ou uma repreensão.

Deus também assim provou o Seu povo no deserto para que eles dessem atenção à Sua Palavra:
Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem. (Deuteronômio 8.3)

Após darem atenção a Jesus, até um milagre aconteceu, o que tocou muito as suas vidas.

Os outros dois irmãos, Tiago e João, estavam consertando as redes. Jesus passou por eles e os chamou. Às vezes o chamado de Cristo para segui-lo ou, para os que já o seguem serem mais intensos em Sua Presença, acontecerá quando estivermos consertando nossas vidas, quando já estamos sensíveis tentando nos erguer de uma queda ou juntando os cacos de toda uma vida ou história que construímos que desmoronou. O seu coração estará dolorido, desarmado e aberto à penetração da Palavra de Cristo.

Um dos malfeitores crucificado ao lado de Cristo, no momento mais delicado de sua vida, olhou para o Senhor e disse: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso (Lucas 23.42-43). Ele se encontrava em meio a dores, arcando com as consequências de tudo que fez de errado na vida. Triste e arrependido, ele se entregou a Cristo antes de morrer.
                                
Jesus chama a mim e a você para andarmos com Ele, vivermos e buscarmos a Sua Presença. Que possamos dar atenção ao Seu chamado para que possamos assim desfrutar de paz, alegria, vitórias e Salvação.


Pr. Enádio Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário