domingo, 17 de março de 2013

Ramos da Videira



Jesus é o Mestre dos mestres. Ele sempre ilustrava seus ensinos com fatos do cotidiano do povo. Israel sempre foi um grande produtor de vinho. Muitos do povo conheciam suas técnicas de produção. No Evangelho de João, entre os versículos 1 e 7, durante a Última Ceia, Nosso Senhor explica aos Seus Discípulos sobre a importância de permanecer em Jesus assim como uma videira tem os seus ramos ligados à ela. Gostaria de trazer esta reflexão para nossas vidas hoje.

Jesus disse: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor (v. 1). Ele se compara à videira. As vinhas eram uma das culturas mais presentes na agricultura dos judeus e nos tempos antigos as uvas de Israel eram as melhores que existiam. Podemos a partir daí concluir que Jesus está presente em nossas vidas e esta presença nos faz viver em plenitude. O agricultor é aquele que cuida. O Pai é Aquele que cuida, que trata nossas vidas. Com isso podemos inferir que o Senhor tem o desejo de nos abençoar com toda sorte de dádivas, mas que para isto, devemos também fazer a nossa parte. Estas bênçãos só vêm quando fazemos parte Dele como ramos plantados na videira e Nele permanecemos. Nos versículos adiante, podemos notar melhor o que estou dizendo.

Jesus afirmou: Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda (v. 2). Nós somos os ramos da Videira Jesus. São nos ramos que brotam nos frutos. Os frutos são produtos que naturalmente esperamos encontrar na árvore. Deus, o Agricultor investe em nossas vidas para encontrar frutos. Mas quais são os frutos na vida do cristão? Posso aqui listar pelo menos alguns:
1. O crescimento espiritual. Quando demonstramos nosso crescimento no conhecimento da Palavra, no testemunho, que é viver o fruto do Espírito (Gálatas 5.22-23) e na oração;
2. A vida de rejeição às obras da carne (Gálatas 5.19-21);
3. A cooperação na obra de Deus sem querer aparecer ou reclamar;
4. Quando abrimos nossas mãos como doadores na Casa do Senhor;
5. Quando conquisto vidas para Jesus.

Se não há frutos, é porque alguma coisa está errada. Agora pense: se não há frutos na sua vida, o que está errado? Se você como ramo da videira não dá fruto, o Agricultor o corta, porque não serve. É algo com o qual devemos nos preocupar. Por outro, se você frutifica, Ele o poda para que frutifique ainda mais. O palestrante motivacional cristão Bob Harrison nos explica bem isso:
Em João 15 Jesus nos compartilhou como a produção de longo prazo de uma videira é, na verdade, aumentada pela poda (corte) dos ramos. Por causa desse corte, os ramos podem receber mais nutrição e força vindos das raízes. Isso, por sua vez, faz com que os frutos sejam produzidos em maior número e tamanho.

O Senhor nos fará produzir em alta performance. É por isso que muitos crescem no Reino de Deus, recebendo posições de liderança e de grandes experiências espirituais.

Jesus continua: Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados (v. 4 a 6). Só podemos produzir se estivermos Nele. Muitos querem fazer por si só. Querem viver uma vida independente de Jesus. É por isso que muitos buscam libertação das drogas, da prostituição ou de outros pecados, mas não conseguem. Quem não permanece em Jesus é lançado fora e, como acontece com o ramo que está desligado, ele se seca. Uma das piores vidas que existe é daqueles que um dia pertenceram à videira e se desviaram. Eles perdem o propósito de vida e sabem que fora de Jesus o que lhes espera é o fogo.

Para finalizar, achei tremendo o que Jesus relatou no versículo 7: Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Muitos se perguntam qual o motivo de se ter orações respondidas. Não há segredo nenhum. O motivo é estar na Videira que é Jesus, Nela permanecer e a Palavra do Senhor estar personificada em você.

Como ramos que permanecem ligados à videira, permanece em Jesus, assim você terá o agir de Deus na sua vida e produzirá muitos e muitos frutos para a Glória de Deus.

Pr. Enádio Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário